Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

TRANSPARÊNCIA PUBLICA II?

 

TRANSPARÊNCIA PUBLICA X  CIDADANIA

O tema Transparência Publica é sem duvida nenhuma, um tema muito importante e merece um olhar atento de toda a população, principalmente aqueles que procuram exercer sua cidadania plena, penso que as pessoas que realmente se preocupam com a melhoria dos quadros de nossa política deveriam lutar para que ações como a transparência com os gastos públicos sejam implantadas ou aperfeiçoadas, quando for o caso.
Um fato curioso que destaco aqui, e que em pouco mais de um dia, de acordo com o contador de acessos dos dois blogs, foram mais de 200 acessos, ao link enviado por e-mail e disponibilizado na rede social Facebook, provando por A mais B que e um tema que desperta a atenção das pessoas.
Quando postei meu informe de rendimentos da câmara municipal, tentei através do título criar um desejo urgente de ler o restante da notícia. Chamei a atenção das pessoas para o fato de que estas informações deveriam ser publicas e que todos devem fazer sua parte para melhorarmos esta situação. Como escrevi estou fazendo a minha, através da tentativa da criação destes mecanismos, como a criação do portal Transparência que entre outras coisas poderia trazer:
I – Orçamento anual da Câmara Municipal;
II – Execução do Orçamento;
III – Contratos;
IV – Convênios;
V – Licitações;
VI – Dispensas e Inexigibilidade de licitação;
VII – Estrutura da Administração;
VIII – Número de servidores concursados e comissionados;
IX – Relação de obras de engenharia e infra-estrutura iniciadas e terminadas;
XI - folha de pagamento resumida mês a mês do legislativo contendo o valor pago aos funcionários estatutários, funcionários comissionados, vereadores, inativos e pensionistas.
E importante salientar que ainda não estamos abordando o tema de quanto foi gasto ou para que, este tema polemico também tem que ser abordado com propriedade, mas antes disso temos que disponibilizar para as pessoas mecanismos para que elas realizem o tão falado controle social, combatendo o senso comum e a divulgação de idéias sem reflexão.
Penso que despertei o espírito de cidadania fiscal pró-ativa de pessoas de bem, fazendo pensar o quanto e importantes termos informações que nos subsidiem para um confronto de idéias com elevado senso critico.
 Espero um dia que toda a sociedade brasileira seja consciente de seus deveres e direitos como contribuintes e cidadãos, praticando a vigilância social, bem como exigindo a justiça social.
Obrigado pelos acessos participem sempre.

Nenhum comentário: