Páginas

sábado, 28 de julho de 2012

Campeão de falcatroas no congresso e do DEM 25


Campeão de processos responde por sequestro

Conhecido nacionalmente por se opor a demarcação de terra indígena em Roraima, o hoje deputado Paulo César Quartiero acumula mais de dez investigações no Supremo
Roosevelt Pinheiro/ABr
Deputado atribui acusações a perseguição política
Engenheiro agrônomo e líder dos arrozeiros no conflito pela terra indígena Raposa Serra do Sol, o deputado Paulo César Quartiero (DEM-RR) chegou a ser preso após funcionários de sua fazenda dispararem tiros e bombas caseiras contra índios. Ex-prefeito de Pacaraima (RR), foi o segundo deputado mais votado de seu estado. É o parlamentar com mais processos no STF.
São 14 investigações (seis já transformadas em ações penais) por crimes como sequestro e cárcere privado, dano qualificado, sonegação de contribuição previdenciária e crimes contra o meio ambiente, o patrimônio e a ordem econômica.
Em uma das ações, o deputado responde pela invasão a uma missão religiosa, em 2004, que resultou no sequestro de três padres ligados à causa indígena. “Fui um dos rizicultores de Roraima que questionaram a decisão do STF a favor da demarcação contínua da reserva Raposa Serra do Sol. Na verdade, todos esses processos não passam de tentativas de intimidação e formas de perseguição política. As acusações não têm qualquer fundamento”, defende-se o deputado.
Como líder dos arrozeiros que ocupavam Raposa Serra do Sol, ele comandou a resistência à decisão do governo federal, em 2005, de retirar os fazendeiros da reserva indígena. O caso só foi resolvido quatro anos mais tarde após o STF determinar a imediata retirada dos arrozeiros após uma série de conflitos com populações indígenas e seus defensores. Na terra de 1,7 milhão de hectares, vivem atualmente 19 mil índios. Os conflitos deram visibilidade ao prefeito e pavimentarem sua eleição para deputado dois anos mais tarde.

Nenhum comentário: