Kassab diz a interlocutores que quer ampliar espaço no governo
O ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, afirmou em um encontro com lideranças do PSDB na noite de quinta-feira (2) que trabalha para que seu partido ganhe mais espaços no governo Dilma Rousseff.
O encontro ocorreu em Uberaba (MG), onde Dilma abre na manhã desta sexta-feira (3) a Expozebu, um dos eventos mais importantes e tradicionais do agronegócio do país.
O senador Aécio Neves --provável candidato do PSDB à Presidência da República em 2014--, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB) e outros líderes tucanos mineiros participaram do jantar promovido pelo deputado federal Marcos Montes (PSD-MG). O presidente da Vale, Murilo Ferreira, também estava presente. Ele é amigo de juventude do anfitrião.
Montes é defensor de que o PSD apoie Aécio nas eleições presidenciais do ano que vem. O partido está na base de Anastasia.
Mas Kassab, indicou aos tucanos no jantar que sua legenda está caminhando para não somente manter-se na base de Dilma e apoiar sua reeleição como também para ampliar sua participação no governo.
A pretensão de Kassab, conforme ficou claro a participantes da festa, é tornar o PSD o segundo partido mais importante do governo, atrás apenas do PT --tomando o lugar que hoje é do PMDB.
Edson Silva/Folhapress | ||
Gilberto Kassab (PSD) participa de jantar do deputado Marcos Montes (PSD) com os tucanos Antonio Anastasia e Aécio Neves |
Chamado por mineiros que estiveram com ele no jantar de "o mais mineiro dos paulistas" --por sua suposta maneira de fazer articulações de forma discreta e eficaz --Kassab deixou Uberaba na ontem mesmo.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está desde quinta-feira em Uberaba e participa da abertura da Expozebu ao lado de Dilma. Aécio Neves que, todo ano vem ao evento, também participa da cerimônia.
Kassab vê com naturalidade 'desejo' de Lula por candidatura do PT em SP
Ele se referiu à afirmação de Lula defendendo ainda a candidatura do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, como possível nome para concorrer ao governo paulista.
O ex-presidente petista defendeu uma ampla aliança, com a participação do PMDB, PTB, o PSD e o PRB, de Celso Russomanno.
Em Uberaba, na noite desta quinta-feira, Kassab afirmou, no entanto, que o PSD trabalha neste momento pela candidatura própria. Ele mesmo se colocou como um nome para disputar o governo em 2014, "caso o partido entenda dessa maneira".
O ex-prefeito participou de um jantar com políticos em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O senador Aécio Neves, possível candidato tucano à Presidência, também era guardado.
"Sabendo que há esse sentimento forte no partido [PSD] de encaminhamento com a candidatura da presidente Dilma, vejo com naturalidade ele [presidente Lula] abordar essa questão dizendo que gostaria muito de que houvesse essa aliança em São Paulo", disse Kassab.
"Ele [o ex-presidente] ainda está trabalhando sob hipóteses, mas tem legitimidade a linha de raciocínio dele."
Sobre o jantar do qual participaria ao lado de Aécio, Kassab disse não haver constrangimento na proximidade com o tucano, ainda que o PSD caminhe para fechar apoio à reeleição de Dilma.
O anfitrião do jantar foi o deputado federal Marcos Montes (PSD), aliado de Aécio em Minas. O governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), também participaria do encontro.
'RESISTENCIA'
Em Minas, os próprios integrantes do PSD já apontam a consolidação de uma postura diferente da que o partido vai tomar na esfera nacional.
Montes afirma que a sigla deve mesmo apoiar Aécio, na contramão da aliança nacional com Dilma.
"O presidente Kassab está consultando os Estados e a maioria está optando por caminhar com a Dilma. Eu sou, aqui em Minas Gerais, uma resistência a isso. Tento fazer com que o PSD de Minas caminhe com o Aécio, é um mineiro, e o Kassab entende isso perfeitamente", afirmou o deputado.
O jantar oferecido por Montes a políticos já é tradicional e acontece sempre na noite que antecede a abertura da Expozebu, feira pecuária que ocorre em Uberaba e da qual a presidente Dilma Rousseff (PT) deve participar nesta sexta-feira (3).
Nenhum comentário:
Postar um comentário