Páginas

terça-feira, 20 de março de 2012

PROPOSTA URGENTE PARA UM NOVO BRASIL




Comissão para pacto federativo será instalada em 12 de abril, diz Jobim
DA AGÊNCIA SENADO



Comissão para pacto federativo será instalada em 12 de abril, diz Jobim


A comissão especial que apresentará propostas para um novo pacto federativo, com mudanças na relação entre Estados, municípios e a União, será instalada no dia 12 de abril e terá 60 dias para concluir os trabalhos, informou nesta terça-feira (20) o ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Nelson Jobim, indicado presidente do colegiado.
Jobim se reuniu hoje com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para discutir a amplitude da comissão, criada por iniciativa da presidência da Casa.
"A comissão deverá examinar as questões federativas na sua amplitude, como mecanismo de assessoria ao próprio Senado. Não á algo que vai cair do céu como se um grupo de juristas ou de técnicos chegasse aqui para dizer o que o Senado deve fazer. Não é isso. Vamos examinar temas e controvérsias em relação à federação e fazer propostas que sejam negociadas com os parlamentares", disse Jobim.
O jurista informou ainda que a comissão poderá contribuir com discussões em curso no Congresso, como a uniformização da cobrança de ICMS para operações interestaduais de bens importados ou a distribuição de recursos do FPE (Fundo de Participação dos Estados).
"São temas que têm uma dinâmica própria e já estão dentro do processo legislativo. A comissão não pretende interferir nessa dinâmica, mas poderá colaborar."
Jobim informou que antes do início dos trabalhos ouvirá os demais membros da comissão e assessores do Senado, para definir uma agenda, ou seja, os temas que serão examinados e como será feito o trabalho. Para essa definição, disse, poderá também ouvir governadores e representantes dos partidos políticos.

Jane de Araújo/Agência Senado

Nenhum comentário: