Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

Câmara de Jales adere ao “Hora do Planeta”






Câmara de Jales adere ao “Hora do Planeta”

  • Douglas Zílio – Assessoria de Comunicação CM Jales

A Câmara Municipal de Jales participou no último sábado, dia 31 de março, do “Hora do Planeta”, um evento mundialmente conhecido que objetiva chamar a atenção para o problema do aquecimento global através do apagar de luzes. Assim como diversos prédios públicos e residências ao redor do mundo, a área externa da Casa ficou às escuras das 08h30 às 09h30.

O movimento anti aquecimento global da ONG WWF (World Wide Fund for Nature) foi criado em 2007 e é realizado sempre no último sábado do mês de março de cada ano. Em seu primeiro ano de realização, apenas a cidade de Sydney, na Austrália, participou. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Em 2009 foram 3922 cidades em 88 países e no ano seguinte, 4200 municípios de 125 países que participaram do movimento, totalizando 1 bilhão de pessoas. Em 2011, no Brasil, 123 cidades aderiram oficialmente ao Hora do Planeta, incluindo 20 capitais que apagaram suas luzes e, no site oficial da ONG no país, 20.894 pessoas se cadastraram para participar do movimento. Nesse ano de 2012, capitais como Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro também apagaram as luzes de seus principais monumentos.

Esse foi o primeiro ano que a Câmara de Jales aderiu à iniciativa, mostrando seu comprometimento com a questão ambiental. “A questão ambiental sempre foi prioridade aqui na Câmara Municipal de Jales. Sempre estivemos preocupados com a utilização correta de nossos recursos. Há algum tempo foi colocada uma mensagem abaixo de cada interruptor de energia da Casa, alertando todos os funcionários a apagarem as luzes sempre que saírem dos ambientes e essa adesão ao Hora do Planeta veio para mostrar, mais uma vez, nossa real preocupação com causas importantes como essa”, ressaltou o presidente da Casa, Luiz Henrique Viotto, o Macetão.

Além das luzes da sede da Câmara Municipal, a Prefeitura de Jales, o coreto e o Arco Comemorativo aos 70 anos de Jales, ambos na Praça João Mariano de Freitas foram apagados. A Prefeitura firmou convênio com a WWF em documento encaminhado pela Secretaria de Comunicação ao escritório da WWF Brasil em São Paulo. No país, 17 capitais e centenas de municípios participaram da ação.

Ao desligar as luzes durante uma hora, a WWF pretende incentivar a conscientização sobre a importância da responsabilidade de cada cidadão em relação ao consumo sustentável e a preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário: