Páginas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


Cid Gomes diz que 'caminho natural' do PSB é apoiar Dilma em 2014


Quatro dias depois de o ex-ministro Ciro Gomes (PSB) dizer que o presidente do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, não tem proposta para o país, Cid Gomes, governador do Ceará e irmão de Ciro, afirmou que o "caminho natural" da sigla é apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Cid foi recebido nesta terça-feira (26) pela presidente no Palácio do Planalto, em audiência de quase duas horas. Após a reunião, o governador cearense criticou o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e minimizou uma possível crise entre os socialistas.
Disse, em vez disso, que tratou com Dilma de "assuntos administrativos", e que conversou nesta terça com Ciro. "O que ele me disse é que não fez nenhum gesto de agressão ao Eduardo [Campos]. Ele disse que tem preocupações com projetos para o Brasil, falou isso genericamente", relatou.
Tanto petistas quanto membros da oposição apostam no desgaste do partido com o governo para definir quem subirá no palanque de Dilma em 2014. Na avaliação de governistas, Campos é visto como uma ameaça às pretensões eleitorais da presidente no Nordeste, por ensaiar voo solo.
"Nós votamos no governo da presidente Dilma, participamos do governo da presidente Dilma. É um governo que tem acertado, que tem boa intenção, que tem aprovação popular. Portanto, acho que o nosso caminho natural é apoiar a reeleição, caso ela seja candidata", disse Cid.
Ele comentou ainda ter conversado com Campos na última segunda-feira. "E ele disse que a mãe dele dizia que dois só brigam quando os dois querem. Quando um não quer, não tem briga. E ele jamais vai brigar com o Ciro", relatou. "É isso que eu espero mesmo, que os dois não briguem. Acho que foi um mal entendido."
Segundo Cid, durante a audiência, Dilma acertou viagem ao Ceará para 21 de março.
'ESTRANHÍSSIMA'
Cid disse considerar "estranhíssima" a declaração de FHC, que, ontem, chamou Dilma de "ingrata". "Se o Fernando Henrique tivesse feito algum favor a Dilma, ele teria algum motivo para dizer que ela é ingrata. Mas qual foi o favor que o Fernando Henrique fez a Dilma? Nenhum."
A presidente afirmou na semana passada, durante a festa de comemoração pelos 10 anos do PT no governo federal, que não herdou "nada" da gestão tucana.
"Se for de herança de governo, quem pode falar sobre isso é o Lula. O Lula encontrou o Brasil com FMI, ninguém podia fazer nada sem pedir permissão ao FMI, a dívida do país num patamar dos mais elevados da nossa história e o patrimônio do país reduzido a um terço, com a farra privatista que o FHC fez", disse Cid. "Ele não ajuda nem o PSDB na política, com todo o respeito, viu, ao ex-presidente."
Questionado se o Plano Real não poderia ser considerado uma herança de FHC, ele respondeu ainda que o projeto deve ser atribuído ao presidente Itamar Franco.

Nenhum comentário: