Páginas

quarta-feira, 13 de março de 2013


Cardeal Bergoglio, da Argentina, é eleito papa e se chamará Francisco

13/3/2013 15:40
Por Redação, com agências - do Vaticano

Fumaça branca saiu da Capela Sistina e indicou escolha do novo papa
Fumaça branca saiu da Capela Sistina e indicou escolha do novo papa
O conclave escolheu, nesta quarta-feira, o cardeal  Jorge Mario Bergoglio, da Argentina, como novo papa, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana. Ele usará o nome de Francisco. A fumaça branca se ergueu da chaminé no teto da Capela Sistina, no Vaticano, indicando que os cardeais já escolheram o nome do novo líder dos católicos, provavelmente na quinta votação do conclave. De acordo com informações do portal G1, a fumaça apareceu por volta das 19h08 locais (15h08 de Brasília), e foi recebida com festa pela multidão que tomava a Praça de São Pedro.Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram.
O conclave, votação secreta que escolhe o novo pontífice, foi convocado após a renúncia de Bento XVI, anunciada em 11 de fevereiro e concretizada em 28 de fevereiro. Bento XVI saiu alegando que não tinha mais forças para a tarefa de liderar a igreja. Seu pontificado foi marcado por várias crises, pelo escândalo do acobertamento da pedofilia e pelo vazamento de documentos secretos no chamado escândalo VatiLeaks.
Seu nome deve ser anunciado pelo protodiácono, o mais velho dos cardeais diáconos, o francês Jean-Louis Tauran, da sacada do Palácio Apostólico. O novo Papa vai dar a primeira bênção “Urbi et Orbi” (para a cidade de Roma e para o mundo) de seu pontificado.
O cardeal Jorge Mário Bergoglio é o novo papa da Igreja Católica Foto: AP
O conclave ocorreu após dez congregações gerais de cardeais, nas quais os problemas da igreja foram debatidos exaustivamente, em meio a muitas especulações e conversas de bastidores sobre os prováveis papáveis. A imprensa italiana afirmou que um dos principais temas das congregações foi um dossiê preparado no ano passado, a pedido do hoje Papa Emérito Bento XVI, sobre irregularidades na Cúria Romana. Cardeais estariam pressionando pelo acesso ao documento. Questionados abertamente, o Vaticano e cardeais minimizaram a importância do documento.
Ainda de acordo com informações do portal G1, desde a renúncia, Bento XVI está em Castel Gandolfo, a residência de verão dos Papas, que fica a cerca de 25 km do Vaticano. Ele permanecerá lá por 2 meses e depois ficará recluso num antigo convento sobre as colinas do Vaticano, com vista para a cúpula da Basílica de São Pedro.

Nenhum comentário: