Páginas

terça-feira, 16 de abril de 2013


Câmara de Mirassol aprova criação de cinco vereadores

Vereadores de Mirassol aplicaram um golpe na população ontem na sessão e aprovaram projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) que aumenta de 10 para 15 vereadores a partir da próxima legislatura, que começa em 2017. Na eleição de 2016, já estará em disputa mais cinco vagas no Legislativo. Por sete votos a três, os parlamentares aprovaram a proposta em menos de dez minutos. 



Vereadores de Mirassol manobraram em sessão e aprovaram proposta criando mais cadeiras


A vereadora Doraci de Oliveira (PT) disse que vai à Justiça para rever a votação da proposta. Isso porque antes da votação “relâmpago”, Doraci disse ser contrária ao projeto de aumento de cadeiras, porém, seu voto foi computado como favorável, o que gerou conflito no plenário. 


O autor da proposta Daniel Sotto (PMDB) afirmou na última sexta-feira que iria retirar a proposta. Ele havia dito que iria estudar o projeto junto aos outros vereadores com mais calma para, no futuro, apresentar a proposta novamente ou arquivá-la definitivamente. Mas ontem os vereadores resolveram colocar a proposta em votação. “Cheguei na Câmara e pelo pronunciamento dos vereadores decidimos manter a proposta”, afirmou Sotto. 


Para Sotto, Mirassol não via perder com o aumento de cadeiras. “Eu tenho certeza que Mirassol vai ganhar representatividade”, afirmou. Foram contrários ao projeto os vereadores André Luis Guirado (PHS), Jaelson Aparecido Stuqui (PT) e Walmir José Pereira Júnior (PDT). Logo após a aprovação do projeto, o presidente da Câmara, Walmir Júnior, disse que vereadores estavam discutindo com munícipes e entre si. 


“Está tendo discussão. Vereadores discutindo. Vão entrar com pedido (na Justiça) para anular votação”, afirmou. A reclamação da petista Doraci foi recebida com indignação pelo peemedebista Sotto. “Vereador tem prestar atenção na hora de votar”, afirmou. 


Pressão 


A aprovação do projeto não é recebida com bons olhos pelos munícipes de Mirassol. Desde o início da atual legislatura, população saiu às ruas para colher assinaturas com a Organização não governamental (Ong) Transparência para pressionar os vereadores a votar contra a proposta. Ao todo foram 1,4 mil assinaturas para adiar a proposta. Sotto disse anteriormente que apenas 1,4 mil assinaturas não representam toda população de Mirassol, que tem 54 mil habitantes. 


Tentativas 


Na legislatura passada, o vereador Donegá Neto (PRB) apresentou duas vezes proposta para auementar número de cadeiras na Câmara, mas retirou a proposta depois de pressão popular. Para Sotto, a imagem dos vereadores não ficará desgastada ao aprovar proposta para aumentar cadeiras.

Nenhum comentário: