Páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2013


Padilha: “Não há limite para ajudar nossos municípios”

Em Audiência Pública na Assembleia Legislativa de São Paulo, o ministro da Saúde destacou o novo programa que prioriza a qualidade do atendimento
Por Mariana Blessa, Portal Linha Direta
Quinta-feira, 18 de abril de 2013



Na tarde desta quinta-feira (18) o auditório Juscelino Kubistchek – o maior da Assembleia Legislativa – ficou pequeno para comportar todos que compareceram à Audiência Pública realizada com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O público era composto primordialmente por prefeitos e representantes de diversas cidades do estado de São Paulo. Isto porque, Padilha aproveitou a tarde para anunciar um novo programa da pasta que beneficiará os municípios paulistas. “Não haverá limite do Ministério da Saúde para ajudar uma região”, enfatiza o ministro.

Esta é a segunda edição do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), a primeira foi em 2011. Desta vez, 583 municípios do estado de São Paulo estão inscritos e participarão do projeto – o que representa 90% do total paulista. Estas cidades devem receber mais de 400 milhões de reais em recursos diretos para melhorar a qualidade do atendimento básico à população.

“Se as equipes cadastradas receberem boa avaliação feita em parceria com universidades locais, o Ministério pode até dobrar o recurso destinado ao município”, explica Padilha. “Ou seja, é um incentivo financeiro direto que pode até dobrar o valor caso a equipe atenda bem a população”. Contudo, as cidades deverão prestar contas ao Ministério – que cobrará resultados por meio de avaliações e pesquisa de satisfação dos usuários.

Identificação de necessidades 

Durante sua apresentação, Alexandre Padilha ainda ressaltou que o Ministério da Saúde está junto aos municípios na identificação das necessidades básicas e desenvolvimento de projetos e estratégias de ajuda. “Fizemos um diagnóstico de cada cidade e apresentamos uma fotografia de onde podemos trabalhar juntos”, analisa o ministro.

O deputado e presidente do PT-SP Edinho Silva também falou sobre a necessidade de utilizar o evento para criar discussões úteis para o fortalecimento da saúde pública em todo o estado. “Precisamos entender que hoje é dia de deixar as questões políticas de lado e fazer com que o ministro e o secretário de Saúde saiam daqui com um encaminhamento do que deve ser feito pela saúde em nosso estado”, avalia. O parlamentar ainda parabenizou Padilha por sua atuação à frente da pasta. 

Nenhum comentário: