Páginas

sexta-feira, 17 de maio de 2013


Alunos de medicina podem passar por exame de 

proficiência para obter registro profissional




Deputado Eleuses Paiva (SP) - Foto: Heleno Rezende
A Comissão de Trabalho, Administração e de Serviço Público (CTASP) debateu nessa quinta-feira (16), em audiência pública, o PL 650/07, que exige que alunos de medicina passem por exames de proficiência realizados pelos conselhos regionais de medicina como requisito para obtenção do registro profissional. O presidente da comissão, Roberto Santiago (SP), disse que o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) realiza há 8 anos avaliações para medir o nível de conhecimento dos recém formados e que os resultados são negativos.
“É muito ruim quando você tem metade dos formandos reprovados em uma prova de qualificação. Nós temos que tomar providências e acho que o caminho vai ser no sentido de estabelecer o exame de proficiência”, destaca Santiago.
O deputado Eleuses Paiva (SP), defende que o exame deve ser aplicado também durante o curso. No caso das faculdades particulares, caso o aluno não passe na avaliação, Paiva considera que a instituição deve assumir o compromisso de suprimir as falhas. “É importante que a instituição dê a formação adequada, pois 60% dos formados não estão capacitados no ponto de vista de habilidade e conhecimento para exercer a medicina”, disse.
Carola Ribeiro

Nenhum comentário: