Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013


Usuários do ESF Getúlio de Carvalho participam do projeto Saúde na Medida Certa
·         Secretaria de Comunicação
Com o objetivo de levar até a população importantes informações sobre os problemas causados em função da obesidade, profissionais do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, com apoio da equipe da Estratégia de Saúde da Família – ESF Getúlio de Carvalho, promoveram mais uma edição do programa Saúde na Medida Certa, no Jardim Arapuã.
A fisioterapeuta Diene Morise Mendes Garcia, a psicóloga Éllen Shumiski da Silva e a educadora física Juliana Andrea Toledo falaram ao grupo sobre a origem da obesidade, bem como sua classificação quanto a graus e tipos; fatores que desencadeiam a obesidade, como hereditariedade, alimentação, hormônios, psique, envolvendo ansiedade, compulsão alimentar e estilo de vida, além de alertar quanto aos tratamentos mágicos existentes no mercado.
“Também esclarecemos dúvidas sobre as cirurgias bariátricas e abdominoplastias, falamos sobre a relação quilo/caloria, ensinando o que cada um pode consumir diariamente. Nosso objetivo é chamar a atenção dos usuários para que tenham uma vida mais saudável”, disse a psicóloga Éllen.
De acordo com a educadora física, essa mudança de hábitos pode resultar em uma perda de peso significativa, o que acaba sendo um atrativo para os pacientes que aguardam iniciar tratamento nos próximos grupos do Saúde na medida certa.
“Nosso grupo é muito animado e só participam as pessoas que realmente tem o intuito de emagrecer de forma saudável, mudando seu estilo de vida. Eles trocam experiências sobre dietas que já realizaram, tratamentos e sobre a dificuldade em emagrecer. Mas vale lembrar que nossa meta principal não é a perda de peso e sim a conscientização sobre os problemas da obesidade”, contou a fisioterapeuta Diene.
Materiais como data shows, vídeos, cartazes e atividades como dinâmicas em grupo, brincadeiras, cafés da manhã, testes de caminhada dos 6 minutos fazem parte do projeto. O encontro da última semana contou com a participação da nutricionista Rosana Carmem de Oliveira, do Núcleo de Saúde.

Legenda
 
NASF1 – Profissionais falaram sobre abdominoplastia para os participantes do grupo Saúde na medida certa
NASF2 – Um café da manhã saudável foi servido ao grupo

NASF 3 – O Saúde na medida certa foi realizado no ESF Getúlio de Carvalho no Jardim Arapuã
NASF 4 –Profissionais aplicaram o teste de caminhada de 6 minutos nas pacientes do ESF

Nenhum comentário: