Páginas

sexta-feira, 17 de maio de 2013



“Contratação de médicos estrangeiros deve estar 

condicionada ao Revalida”, defende Eleuses

Deputado Eleuses Paiva (SP) - Foto: Heleno Rezende
Deputado Federal Dr. Eleuses Paiva defendeu em audiência na Câmara dos deputados que qualquer profissional médico que queira atuar no Brasil precisa passar por prova de revalidação de seu diploma, procedimento este que já e feito normalmente e que para o governo federal inserir os médicos Cubanos e essencial que estes passem por esta prova.Veja aqui:
A contratação de médicos estrangeiros para prestar atendimento à saúde no Brasil foi tema de audiência pública nessa quarta-feira (15) na Câmara. Durante o debate, promovido pelas Comissões de Relações Exteriores e Seguridade Social e Família, o vice-líder do PSD, deputado Eleuses Paiva (SP), médico nuclear, defendeu que o profissional, independentemente da nacionalidade, deverá ser submetido ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras – Revalida – para atuar no país.
Eleuses alertou sobre a contratação de médicos oriundos de Cuba. Segundo o deputado, 95% deles foram reprovados no Revalida em 2012. O exame é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde. “Isso mostra que, diante dos padrões brasileiros, a instituição de ensino daquele país não forma seus estudantes adequadamente. Essa estatística comprova que abrir as portas do nosso país, neste caso, resultará na criação de dois tipos de cidadãos: o de primeira e segunda categoria, em que apenas um deles terá condições de escolher se será atendido por esse profissional com pouca competência”, salientou.
O presidente em exercício do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital Tavares, validou a opinião do deputado Eleuses. “O médico com diploma estrangeiro deve passar por uma avaliação correta nos moldes que temos do Revalida”, defendeu. Além disso, Tavares ressaltou a necessidade do financiamento do setor para melhores resultados. “Não há serviço único de saúde sem pelo menos 70% do gasto sanitário total bancado pelo Estado. Aqui não chega a 45%”, afirmou.
Segundo dados do CFM, o atendimento à saúde no Brasil representa quase dois médicos para cada mil habitantes, acima da média mundial, de 1,4 por mil habitantes.
Emmanuelle Lamounier

Nenhum comentário: