Páginas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Centralização no atendimento de pediatria e ginecologia agrada usuários de Unidades Básicas de Saúde


·         Secretaria de Comunicação

A decisão da prefeita Eunice Mistilides Silva (Nice) de centralizar o atendimento dos profissionais de Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia (G.O.), no Núcleo Central de Saúde, agradou a população que aprovou a iniciativa. O compromisso foi assumido ainda durante o período de campanha.
De acordo com a prefeita, antes da mudança, das dez Unidades Básicas de Saúde existentes na cidade, apenas três dispunham de médicos pediatras em dias alternados, com demanda de apenas 5 consultas por dia de atendimento.Portanto, existia o deslocamento de pessoas atendidas nas sete U.B.S.s do município. “Pensamos em oferecer atendimento todos os dias da semana para a população, suprindo toda a demanda espontânea, principalmente no período da noite, beneficiando e facilitando o acesso das pessoas que precisam trabalhar durante o dia”.
Além disso, os atendimentos antes realizados somente nas unidades do Jardim Arapuã, Jardim Paraíso e Jardim Oiti, necessitavam ser pré-agendados e as demais unidades que não eram contempladas com pediatras encaminhavam seus pacientes para as unidades de referência, proporcionando o deslocamento das unidades de origem para as de referência.
Segundo a prefeita Nice, “nossa Secretária de Saúde e a chefe de gabinete da pasta foram orientadas e entrarem em contato com diversas mães que buscaram atendimento no Núcleo Central de Saúde, após a mudança, e constataram que a grande maioria aprovou a alteração. Muitas constataram que podem trabalhar com tranquilidade durante o dia e procurar atendimento médico à noite. Além disso, já percebemos que já não existem mais filas no Núcleo ”.
A moradora do Jardim Oiti, Olinda Jorge, aprovou e elogiou a mudança. “Antes a gente procurava o Posto de Saúde aqui do Oiti e para passar com o ginecologista ou pediatra a gente precisava de um encaminhamento. A gente chegava às seis da manhã e precisava pegar uma guia que as vezes nem conseguia no mesmo dia, mas agora, no Núcleo, a gente chega e já é atendido. Tenho filha e netos que também moram no Oití e antes não tinha atendimento todos os dias, mas agora minha filha que trabalha de dia pode chegar em casa e levar meus netos para o médico à noite, sem atrapalhar o trabalho dela. Essa mudança que a prefeita Nice fez foi muito boa porque agora é tudo mais rápido e fácil”.

Nenhum comentário: