Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013


Dilma corrige ministros para evitar 'propaganda' em encontro com prefeitos

'A ordem foi clara: ser objetivo, direto e concreto', afirmou Ideli Salvatti; diferentemente do 1º encontro, organizado por Lula em 2009, a presidenta quer dar um caráter técnico ao evento

Luciana Lima - iG 
A presidenta Dilma Rousseff tem se empenhado pessoalmente na tarefa quase impossível de retirar o caráter político do encontro que o governo está preparando, para o qual foram convidados mais de cinco mil prefeitos, todos os deputado e senadores. O encontro ocorrerá entre os dias 28 e 30 de janeiro, em Brasília.
Agência Brasil
Dilma ao lado da ministra da Cultura, Marta Suplicy
Todos os ministros encarregados de fazer palestras no evento receberam a ordem de enviar para o Planalto os textos e planilhas que orientarão suas falas. A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, é a responsável por reunir o material, levar à presidenta e reenviar aos ministros, com os devidos cortes, ou seja, sem qualquer indício de prestação de contas ou de propaganda sobre o que o governo fez até aqui.
Somente as informações técnicas sobre o que o governo tem para oferecer em convênios para os municípios estão sendo admitidos pela presidenta. “A ordem foi clara: ser objetivo, direto e concreto”, disse a ministra Ideli Salvatti hoje (23), durante um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.
Se nos discursos, a ordem é abolir o tom político, as conversas nesse sentido poderão ocorrer entre alguns prefeitos mais sortudos que já marcaram audiências com os ministros envolvidos no encontro. “Tem ministro com a agenda lotada”, disse a ministra Ideli.
O tratamento dado ao encontro marca bem a diferença de personalidade entre a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em 2009 realizou o primeiro encontro dessa natureza em Brasília, promovido por iniciativa do governo.
Na ocasião, havia até pôsteres de Lula espalhados pelo evento para que os prefeitos pudessem tirar fotos com o “apoio” do presidente. Enquanto ocorriam as palestras, oficinas e reuniões, os prefeitos, principalmente das cidades menores, se apinhavam na fila aguardando a hora de fazer o registro.

Nenhum comentário: