Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013


Mesmo com denúncias contra Henrique Alves, PSDB mantém apoio e acordo com PMDB

O deputado federal e líder interino do PSDB na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio (SP), afirmou nesta terça-feira (29) que, apesar da série de denúncias contra o candidato favorito ao cargo de presidente da Casa Legislativa, Henrique Eduardo Alves (RN), a bancada tucana continuará cumprindo o acordo com o PMDB e apoiará o candidato que os peemedebistas escolherem.
Deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) será o novo líder do PSDB em 2013
"A liderança do PSDB, atendendo ao chamamento da bancada do PSDB e respeitando o princípio da proporcionalidade, está acolhendo o nome indicado pelo PMDB, mas, se o PMDB, evidentemente, fizer uma troca em razão das denúncias (...) se houver a substituição, o PSDB acolherá", disse o parlamentar em entrevista coletiva.  
Alves concorre com a atual vice-presidente da Câmara, a também peemedebista Rose de Freitas (ES) – que se lançou em candidatura avulsa  – e com Júlio Delgado (PSB-MG).
Reportagens da "Folha de S.Paulo" apontaram que Alves beneficiou a empresa de seu ex-assessor na Câmara por meio de emendas parlamentares. Já a revista "Veja" de 16 de janeiro mostrou que Alves contratou uma empresa de aluguel de veículos com registro em nome de um laranja. Na edição de hoje da "Folha", Alves foi apontado como se tivesse utilizado o cargo para favorecer aliados que perderam o emprego ou estiveram envolvidos em suspeitas de corrupção, segundo documentos obtidos pelo jornal.
Carlos Sampaio disse que espera Henrique Alves responda às denúncias e que – como homem público – tem o dever de fazê-lo.
O PSDB – principal partido da oposição ao governo Dilma Rousseff – fechou um acordo junto com outros 11 partidos (PMDB, PT, PP, PSD, PCdoB, PDT, PR, PSC, PRB, DEM e PPS), que reúnem legendas da oposição e da base governista, para apoiar o Henrique Alves.
Tradicionalmente, os partidos definem os cargos da Mesa Direta respeitando o tamanho das bancadas e, como o PMDB, possui a maior bancada tem direito de escolher o presidente. Marcada para a próxima segunda-feira (4), a votação dos integrantes da Mesa da Câmara será secreta e realizada pelos próprios deputados.

Nenhum comentário: