Páginas

sábado, 5 de janeiro de 2013

Deputado cobra de Valdomiro explicações sobre ‘traição’


Renato Pupo e Eleuses Paiva em entrevista coletiva na qual o deputado federal cobrou de Valdomiro explicação sobre traição na Câmara

Se dizendo “perplexo”com os rumos da eleição para a presidência da Câmara, o deputado federal Eleuses Paiva (PSD) cobrou ontem explicação do prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes (PSB), sobre o que considera ser “traição” ao vereador Renato Pupo (PSD). Eleuses disse que Pupo só foi candidato após receber incentivo de Valdomiro. 


Porém, no entendimento de Pupo e Eleuses, apesar do “incentivo” de Valdomiro, que recebeu ambos no gabinete, o governo agiu nos bastidores para tirar votos do candidato do PSD em favor de Paulo Pauléra (PP). Segundo o vereador e o deputado, Valdomiro teria “prometido” neles votos de vereadores da base, como Francisco Junior (PTB) e Celso Peixão (PSB). 

Pupo afirmou ter participado de duas reuniões com Valdomiro, sendo que o ex-secretário de Governo Alex Carvalho, o chamou e disse que ele seria o “candidato do prefeito.” Porém, doze horas antes da eleição, na última terça-feira, Pupo disse que recebeu telefonemas de Peixão e Júnior alegando que estavam sendo “pressionados” por pessoas ligadas ao governo para votar em Pauléra, que venceu a disputa. 

“Um dia, na minha cabeça, ele terá de procurar o Pupo para poder explicar. Eu estou perplexo, não estou acreditando. Falou na minha frente (que Pupo teria apoio). Não fui lá pedir isso”, afirmou Eleuses, que disse ter ouvido do próprio Valdomiro que o “melhor” para a Câmara seria Pupo. 

“Eu estou aguardando nada. Nem é comigo. Ele (Valdomiro) fez um gesto em relação ao Pupo, mostrando da possibilidade, falando da neutralidade dele no processo. Em algum momento terá de vir a público e explicar esse gesto. Eu vivi esse fato. Falou na minha frente. Espero que um dia vá a público e explique o que aconteceu”, afirmou Eleuses. 

Pupo afirmou que só decidiu ser candidato à presidência após incentivo e promessa de neutralidade por parte de Valdomiro, o que não aconteceu. por isso diz se sentir traído. “Difícil acreditar que alguém seja capaz disso”, afirmou Pupo que admitiu ter recebido um telefonema do colega Fábio Marcondes (PR) pedindo para retirar a candidatura. 

Eleuses afirmou que também que recebeu ligação de Valdomiro questionando sobre o andamento do processo. Pelas contas do deputado federal, Pupo tinha entre sete e oito votos, o que seria suficiente para vencer a disputa, já que, além de Pauléra, Maurin Ribeiro (PC do B) também seria candidato. Maurin também diz ter recebido promessas de voto por parte de Valdomiro e que, por isso, também se sente traído. 

O cacique do PSD disse que Pupo está liberado para assinar CPIs para investigar supostas irregularidades na administração. “O que for bom com a cidade conte com a gente, o que não for bom não conte”, disse Eleuses. 

Outro lado 
Por meio de sua assessoria, o prefeito afirmou que não interferiu na eleição da Mesa Diretora. “O meu desejo é que os candidatos se entendessem e saísse um único candidato, que representasse os partidos que ajudaram a vencer a eleição”, afirmou o secretário de Comunicação, Deodoro Moreira.

Nenhum comentário: